PARA GRANDE

domingo, 1 de novembro de 2009

Metano liberado por vacas e porcos é 23 vezes mais potente que o CO2.

Consumo mundial de carne poderá dobrar até 2050, diz ONU.
Da EFE

O mundo deveria se tornar vegetariano para combater com sucesso a mudança climática, já que o efeito estufa do gás metano liberado por vacas e porcos é 23 vezes mais potente que o do dióxido de carbono, segundo uma das maiores autoridades britânicas no assunto.


Em declarações ao jornal "The Times", lorde Stern, autor de um relatório sobre a economia da mudança climática encomendado pelo Governo do Reino Unido, disse que a pecuária destinada ao consumo de carne representa "um desperdício de água e contribui poderosamente para o efeito estufa".

Segundo números da ONU, a produção de carne é responsável por pelo menos 18% das emissões globais de CO2 no planeta. Para esta liberação, contribuem tanto a destruição de florestas para a pecuária extensiva como a produção de ração para animais.

A ONU também já disse que, caso a tendência atual se mantenha, o consumo mundial de carne poderá dobrar até 2050

Com base nessas informações, Stern propõe que a cúpula sobre mudança climática de Copenhague (Dinamarca), marcada para dezembro, sobretaxe o preço da carne e de outros alimentos que, durante seu processo de produção, são responsáveis pela liberação de uma quantidade significativa de gases estufa.

Mudança de hábito
O especialista britânico, que é vegetariano, prevê ainda que o hábito das pessoas em relação ao consumo de certos gêneros alimentícios mudará até que comer carne se tornará algo inaceitável.

"Acho que é importante as pessoas refletirem sobre suas ações, e isto também tem a ver com o que se come", diz lorde Stern, ex-economista do Banco Mundial e atual professor da London School of Economics.

Ainda segundo o especialista, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deveria participar pessoalmente da cúpula de Copenhague, já que a liderança americana é extremamente necessária para alcance de um acordo significativo.

"Minha mensagem ao presidente Obama seria a seguinte: 'Vá a Copenhague, participe com um espírito de colaboração e leve essa mensagem ao povo americano'", declarou o cientista ao "The Times".


Leia mais notícias de Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

qi kung ejercicios

Loading...

Acupuntura

Loading...
Ocorreu um erro neste gadget

World Webcams

Astronomy Picture of the Day

NASA Image of the Day

Ocorreu um erro neste gadget

Calendar

Minha lista de blogs

Loading...
Loading...

AUTOHEMOTERAPIA A TERAPIA DO SECULO XXI

AQUI VC FICA SABENDO O QUE É E COMO FUNCIONA ESSA MARAVILHOSA TERAPIA NATURAL DIVULGADA ESPECIALMENTE POR DR LUIS MOURA VENHA CONHECER

Pesquisar este blog

Carregando...